quinta-feira, 14 de janeiro de 2010


217 - A CAIXA
Autor: Carlos Henrique Rangel


Em cima do armário
a Caixa...
A velha Caixa da Mãe...
Peguei curioso
do que já sabia...
Dentro, “as Coisas”
da Mãe...


Uma foto amarelada
mostra um senhor de bigode...
Sério como deveria ser.
A Mãe dizia que era o seu avô...
Meu bisavô...


No queixo a semelhança...
Na seriedade não...


Um solitário botão... Ordinário... Comum...
Para mim...
Que mistério havia naquele botão de camisa de homem?
Quantas vezes perguntei?
Quantas vezes o silêncio e os olhos em lágrimas?


No saquinho de veludo, três dentes...Meus...
Lembranças da antiga infância...


Um papel dobrado... O desenho de João
quando tinha seis anos... Tem cinqüenta hoje...


Outros papeis... Cartas de amor do Pai e de outro...
Amarelas, manchadas de lágrimas...


Um cartão postal em preto e branco de uma praia...
Um cartão de Natal da Vovó... Dezembro de 1957...


Mais fotos:
Dos meus aniversários e dos de João...
Tanta gente nas festas... Tantos que se foram:
Tio Lipim, Tia Zélia, Tio Toninho... Vovó...
O Pai...A Mãe...
Se foram...
As lágrimas vêm...
Fecho a caixa e me permito lembrar...


3 comentários:

  1. Se você tivesse uma caixa de memória o que você teria dentro? Por que?

    ResponderExcluir
  2. Quando você abriu a caixa o fantasma o passado disse: Búuuuuuuuu

    ResponderExcluir
  3. Não, o fantasma do passado me sorriu e me disse oi...
    O passado é uma escola e ensina sempre...Mesmo quando nos deixa tristes.

    ResponderExcluir

  CURIOSIDADES: Um discípulo perguntou a seu mestre: "Mestre como é a vida após a morte?" O mestre calmamente respondeu: "Nã...