sexta-feira, 1 de julho de 2022

 SEXTOU:

E sextou de novo...
Em minha juventude e quando era um jovem adulto solteiro, já acordava na sexta sonhando com a "gandaia".
Na Verdade, tinha feito o mesmo na Quinta Feira.
Houve uma época que a chamada gandaia começava na Quinta Feira... Porque havia Feira...
Sim, havia a chamada Feira Hippie às noites de Quintas Feiras na Praça da Liberdade, aqui em Belo Horizonte.
Acho que começava à tarde, mas como eu saia do IEPHA à noite é essa a lembrança que tinha da Feira de artesanato entre aspas que rolava na Quinta.
Na verdade, eu pouco me importava com a Feira em si.
Gostava mais do transbordamento da multidão para além das fronteiras da Praça.
Para os bons bares dos anos 1980.
Um deles, em especial: O "Onhas do Jequi" que ficava na Avenida Brasil.
Nesse bar alternativo encontrava um bom número da melhor galera descolada da cidade e as moças mais bonitas e cabeças.
Não por acaso, foi lá que encontrei a minha primeira esposa e atual amiga.
Pois é...
Sexta Feira, naquela época era apenas a continuidade do que havia começado na Quinta e só terminaria na madrugada, início de Domingo.
Do "Onhas" as turmas se deslocavam para a rua Rio Grande do Norte, se espalhando pelos bares "Abóbora, Strikinina, Sabor e Arte e os mais caretas, para a Casa dos Contos".
Eu, nômade que era, frequentava todos e mais alguns.
Mais tarde, já no final dos anos 1980, íamos também ao Trincheira.
E então, quando tudo se esvaziava ou fechava, esse clube da Gandaia terminava a noite e começava novo dia no "Lulu" que ficava no bairro Santo Antônio.
Outros tempos...
Outra BH, sem os medos noturnos atuais.
Tempos de dar inveja a essa moçada que transita de Uber para cima e para baixo e que se perde no celular.
Nós transitávamos na maioria das vezes, a pé e raramente de taxi, para os bares que ficavam um pouco mais distantes.
Já que falei dos bares, não posso me esquecer de um dos primeiros bares descolados: o "Canto Latino" com o seu visual dos anos 60/70.
Tinha também o saudoso "Beco da Lua".
Quase me esqueci do "Incapazes do Nirvana" do finalzinho dos anos 80.
Um Pub Inglês bem perto do Colégio Arnaldo regado a Tears For Fears, U2, The B-52s e outros grupos ingleses e irlandeses.
Ah tá! E onde fica o Maleta nessa história?
Não dá para esquecer o Maleta e seus bares antigos onde íamos menos mas íamos, principalmente na Cantina do Lucas.
Bons tempos onde Sextar tinha o seu lugar.
Pobres gerações que não conheceram o "Sextar" destes bons anos 1980.
Então "Sextou" e como bom sessentão que sou, vou ficar por aqui mesmo, vendo TV.
Sim... "Apesar de tudo que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais."
Bom Dia e uma ótima Sexta Feira para todos.
(Carlos Henrique Rangel).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

  CURIOSIDADES: Um discípulo perguntou a seu mestre: "Mestre como é a vida após a morte?" O mestre calmamente respondeu: "Nã...